lucasAutoria
– Deduzimos a autoria lucana de Lucas-Atos do fato de ter sido ele o único dos companheiros de viagem de Paulo, mencionados nas epístolas, que poderia haver escrito as chamadas seções “nós” do livro de Atos. Todas as demais personagens estão excluídas por terem sido mencionadas na terceira pessoa, no livro de Atos, ou devido à impossibilidade de harmonizar seus movimentos geográficos em consonância com as seções “nós” do livro de Atos.
– Antigas tradições confirmam a autoria lucana.
– Mui provavelmente Lucas era um gentio; possuía facilidade no uso do idioma grego.
– O estilo grego de Lucas, juntamente com o estilo da epístola aos Hebreus, é o mais refinado de todo o NT.
– Ambos os livros de autoria lucana começam com uma dedicatória formal, ao estilo literário greco-romano.
– Paulo chama Lucas de “médico amado” em Cl 4.14.

Universalismo
– Dedica a sua obra a Teófilo, fazendo ambos os seus livros penderem mais para os gentios.
– Mostra que o evangelho é universal, que Jesus derrubara a barreira entre judeus e gentios e inaugurara uma comunidade de âmbito mundial na qual as antigas desigualdades entre escravos e libertos, entre homens e mulheres, não mais existem.
– Lucas se dirigiu a uma audiência gentílica, ele não demonstra o interesse judaico pelas profecias messiânicas cumpridas, com o mesmo grau de intensidade com que o faz Mateus.
– Modificou expressões peculiarmente judaicas, juntamente com alusões a costumes judaicos, a fim de que seus leitores gentios pudessem compreender melhor o que lessem.
– O universalismo de Lucas inclui os párias sociais (prostitutas, publicanos, ladrão da cruz, samaritanos, leproso), e se evidencia na especial atenção que ele dá às mulheres.
– Lucas retrata a Jesus como um Salvador cosmopolita (inclusivo), dotado de amplas simpatias, capaz de associar-se com toda espécie de gente, que tinha contatos com fariseus e publicanos igualmente, e que demonstrava preocupação com vítimas de calamidades pessoais.
– Lucas se concentra sobre Jesus e o povo comum.

Temas
– Em numerosas oportunidades Jesus aparece como homem de oração (3.21; 5.16; 6.12; 9.18, etc).
– Lucas destaca a obra do Espírito Santo (1.15,35,41,42,67; 2.25-27; 4.1,14; 10.21; 24.49).
– O evangelho pulsa com a alegria do bom êxito, com as emoções de um irresistível movimento da graça divina, na história humana.
– Lucas escrevia impelido pela suprema confiança do avanço bem sucedido do evangelho, inaugurado por Jesus, o “Senhor” (designação favorita de Lucas, que ele aplicava a Jesus).

Data e Lugar de Escrita
– Deve ser datado de algum tempo levemente anterior a 64 d.C. (data do martírio de Paulo).
– O lugar de escrita poderia ter sido Roma, onde Lucas permaneceu em companhia de Paulo, quando do encarceramento do apóstolo (embora a tradição antiga se divida entre a Grécia e Roma).

Informações Adicionais
– É o mais completo dos evangelhos sinópticos; é o mais volumoso livro de todo o NT.
– Registra muitas das mais famosas parábolas em nenhum outro lugar registradas.
– A história da natividade contém muitíssima informação que não se encontra em Mateus, incluindo a narrativa do nascimento de João Batista.
– Oferece material bastante diferente daquele que se acha noutros evangelhos, no tocante à sua história da ressurreição de Cristo; é o único que descreve a ascensão de Jesus.

Fonte: “Panorama do Novo Testamento”, de Robert H. Gundry.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *